segunda-feira, junho 30, 2008

Mini conto: O jantar fresco



O jantar fresco

Ela dormia pesado quando ele chegou de madrugada. Queria comida fresca e quente. Sonada levantou. Encheu a panela com água, colocou no fogão e voltou a cochilar no sofá enquanto a água fervia. O molho era só aquecer.
Quando ele a viu dormindo foi até a cozinha, pegou a lata de óleo e despejou na sua cabeça.
-"Sua vaca, levante!"
Ela obedeceu em silêncio. Chorando baixinho entrou no chuveiro quente. Levou tempo para tirar o óleo, o ódio e o medo.
Quando saiu ele já havia comido, estava à sua espera, pronto.

Cada uma...





Vocês viram isto? Gisele Bundchen e Sylvester Stallone na propaganda da Volkswagen- Novo Gol G5 2008
kakakaka
Ele está horroroso!
Formam um par esquisitíssimo. Que idéia!


Torre Eiffel recebe iluminação azul para homenagear a França, que nesta terça-feira passa a presidir a União Européia

Repórter do NY Times faz viagem com gasto de até 100 euros por dia.

João Guimarães Rosa - cem anos




Enfim, um reporter que escreve bem. Uma delícia o relato dele da festa para G. Rosa.

Guimarães Rosa, ano 100


Centenário de João Guimarães Rosa terá inéditos e reedições; cidade natal do autor comemorou data na sexta-feira, com missa e canjica na praça

Fernando Donasci/Folha Imagem

Vilma Guimarães Rosa, filha escritora, tomou posse na ACL

IVAN FINOTTI
ENVIADO ESPECIAL A CORDISBURGO (MG)

-Vilminha, vou te dar uma dica de escrita. Sabe o que é mais importante na hora de escrever um conto? É o começo.
-Por quê, papai?
-Para a pessoa se interessar e ler inteirinho. Agora, me descreva o que você está vendo.
-Uma moça alegre e bondosa, papai.
-Nada disso, Vilminha. É uma moça de vestido amarelo.
Se ela é alegre e bondosa, você vai falar depois. Na primeira vez que você descreve alguém num conto, diga só o que você vê. Entendeu, Vilminha?
Mas nada disso vale fala, porque a estória de um escritor, como a história de um burrinho pedrês, é bem dada no resumo de um só dia de sua vida. E a existência de João Guimarães Rosa foi toda comemorada em algumas horas -nove da manhã às nove da noite- no dia 27 de junho de 2008, que o autor nasceu em dia igual de 1908, na pequena Cordisburgo, perto da gruta do Maquiné, no centro de Minas Gerais.
E na comemoração de seus cem anos serão lançados 15 livros, sendo que dois já o foram na sexta passada, em Cordisburgo, nome meio latim, meio alemão, que significa cidade do coração, a uma hora de distância de Belo Horizonte, mais ou menos, a depender dos caminhões.
Teve missa de manhã, abertura de exposição no museu do escritor, almoço com torresmo, orquestra sinfônica na igreja, lançamento de selo dos Correios e show ao vivo, sem falar na canjica com amendoim servida na praça. Foi lançado um livro biográfico, escrito por sua filha, a Vilminha, que lhe seguiu os passos no mundo das letras depois de tanto ouvir dicas; e outro, para as crianças, sobre um dos assuntos preferidos do escritor, os bichos. Nesse infantil, Rosa comete descrições exatas do mundo animal. Como essa, que define o macaco e, de quebra, o homem também: "O macaco: homem desregulado. O homem: vice-versa; ou idem."
O burrinho pedrês, primeiro personagem de "Sagarana" (1946), tão querido dos leitores, não entrou no livrinho, então aí vai para que ninguém fique triste: animal miúdo, idoso, beiço inferior caído, pêlo ralo e encardido; não entra em lugar de onde não pode sair.
E quem conheceu de perto o burrinho pedrês foi o Juca Bananeira, personagem do conto e figura andante de Cordisburgo. Bananeira era empregado do seu Florduardo, o pai de João Guimarães Rosa, e foi pajem do menino. Contava-lhe histórias, que João mais tarde escreveu.
Além de cuidar do Joãozito, Juca Bananeira foi boiadeiro, carroceiro, açougueiro e ainda por cima delegado. Isso tudo sem saber ler nem escrever.
Pois Bananeira morreu com 104 anos em 1998 -um ano depois do Manuelzão, outro boiadeiro que virou personagem do Rosa. E a neta do Bananeira, Tania Cristina Trambini, 42, está comemorando o aniversário do escritor em Cordisburgo.
E a filha dela, bisneta do Juca Bananeira, que não sabia ler nem escrever, já está na faculdade de enfermagem; é a evolução do sertão.

Boiada
A dona Antonieta da Silva tem 87 anos e veio para a missa em homenagem ao escritor. Ela conheceu o homem em pessoa, em 1952, quando Rosa acompanhou oito vaqueiros trazendo uma boiada desde a fazenda da Sirga, na beira do São Francisco, até a fazenda São Francisco, em Araçaí, tudo sendo em Minas Gerais. Foram 11 dias e 240 km, e essa viagem é importante demais porque foi ela que inspirou um bocado de coisas, como "Grande Sertão: Veredas" e as nove novelas de "Corpo de Baile". A boiada vinha de vereda em vereda, que no sertão vereda é como oásis no deserto, uma junção de vegetação com água no meio. E a vegetação é principalmente um aglomerado de palmeiras chamadas buritis, com folhas tão verdes como os olhos de Diadorim -o escritor escreveu essa comparação depois, para dar uma idéia da importância dessa viagem para a literatura brasileira-, e que brilham sob o sol.
Na ocasião, a comitiva parou na fazenda do marido da Antonieta e pediu pouso. "Ele disse assim para mim: "O que vocês comerem eu como, não se preocupem comigo". E pro meu marido ele disse: "Muito linda a sua esposa'", relembra satisfeita a senhorinha, que já esqueceu o que serviu de comer ao Rosa.
Em matéria de relembrar, Vilminha, ou Vilma, que não é mais o pai quem lhe fala, lançou seu livro "Relembramentos" e foi homenageada pela Academia Cordisburguense de Letras, que a empossou presidenta. Vestida com camisa de onça e sapato de onça, a filha do escritor ganhou até apelido da gurizada de Cordisburgo: "Já acabou a posse da onça?". Não, não acabou. Parecia que não acabava nunca a cerimônia, que Cordisburgo pode ter só 9.000 filhos, mas tem 30 ilustres escritores, e todos tinham o que dizer na posse da onça.
O curioso é que Joãozito, quando adolescente, freqüentava a fazenda do primo perto do ribeirão do Onça, "do" Onça porque é do (município) do Onça. E quem sabe desses detalhes todos da vida do Rosa é o Brasinha, José Osvaldo dos Santos, 52, que tem uma loja de roupas em Cordisburgo, mas cujo gosto mesmo é estudar o escritor.
"Eu procuro o real dentro da ficção", conta o Brasinha, que seguiu os passos de Manuelzão, Juca Bananeira, Zito, Santana, Gregório e do burrinho pedrês, aquele mesmo que não entra em lugar de onde não pode sair.
Brasinha conhece uma vereda a 15 km de Cordisburgo. "Divera, Brasinha?" "Divera! Vamos lá conhecer, que você tá num cangari. Assim é peta.
Mesmo que você não queira, o sertão é assim". É preciso tomar cuidado nos sertões, para não pegar sinais de bicheira, a exemplo do burrinho pedrês, que é esperto, prefere evitar danos inúteis e nunca entra em lugar de onde não pode sair. É que lá "fazem vôo, zumbidoras e mui comadres, a mosca do berne, a lucília verde, a varejeira rajada, e mais aquela que usa barriga azul".
-Vilminha, tenho mais uma dica para você. Sabe qual é a outra coisa mais importante num conto?
-O quê, papai?
-É o fim. Para que a pessoa tenha vontade ler o próximo.




O jornalista IVAN FINOTTI e o repórter-fotográfico FERNANDO DONASCI viajaram a convite da Editora Nova Fronteira

domingo, junho 29, 2008

Xenofobia xô!



Estes dias vi um pedaço deste filme. Fantástico! Super inteligente, genial. Achei-o aqui hoje, por acaso.
Qualquer hora vejo de novo inteiro, espero. Tantos filmes ótimos antigos para se ver, ainda bem que existe o Canal 5 e o Eurochannel, senão... detesto filmes de ação. É o que mais passa.
Pego muitos filmes pela metade, sou desligada, esqueço de buscar os horários.

LA FIN DU JOUR
France [1939]
Réalisateur: Julien Duvivier
Scénario: Julien Duvivier, Charles Spaak
Interprètes: Victor Francen, Michel Simon, Madeleine Ozeray, Louis Jouvet







Freud e Marie Bonaparte





Hoje à tarde vi pela primeira vez o início de "Marie, a princesa". Já havia visto a segunda parte mais de uma vez. Catherine Deneuve está bem como a princesa elegante e inteligente. Passa a insatisfação da personagem, o vazio, a busca pela liberdade.
Freud me comove sempre, e este me comoveu bastante. Li aqui
uma resenha (do diretor, não é? ), gostei. É triste vê-lo se despedindo das peças de estimação. velho, com dores. Eu li a biografia dele e chorei, sempre choro- é meu mestre e ídolo. Amo psicanálise e acho, podem me jogar pedras :), que só quem não conhece não gosta, quem conhece se enamora do processo de investigação da mente e descobertas fascinates. E viva Freud! Ok, e seus discípulos, como Lacan, que apesar de ser um chato, é de uma inteligência sagaz e trouxe uma leitura nova da psicanálise para nós. Gosto muito de Winnicott também.



PRINCESSE MARIE

Realizador : Benoît Jacquot
Actores : Catherine Deneuve Heinz Bennent, Anne Bennent, Isild Le Besco, Elisabeth Orth, Gertraud Jesserer, Christoph Moosbrugger, Dominique Reymond, Didier Flamand, Edith Perret, Christian Vadim
Argumento : Louis Gardel, François-Olivier Rousseau
Fotografia : Caroline ChampetierBiografia,
Comédia dramática, 3h 10min, 2004

Leonardo Da Vinci, o gênio




Acabo de chegar da livraria e folheei este livro. Deve ser muito bom. Não comprei
porque não leria agora, me conheço.
Leonardo Da Vinci é realmente uma figura fantástica e pouco estudada. Freud fez um estudo sobre ele, vocês sabem, mas o enfoque é outro, óbvio. Aqui, o autor, que escreveu o famoso "O tao da fisica" fala pela vertente científica.

sábado, junho 28, 2008

Mini conto: Eleva-dor






O elevador fechava e eu o via pela janelinha. É um velho prédio.
Me deu um beijo terno e disse, enquanto abria ao porta: “Você está muito bonita”.
A frase ressoou em mim durante muito tempo. O rosto emoldurado era a imagem preferida a ser lembrada.
Houve um outro tempo em que olhava-me no espelho e o via. Como louca, era o rosto dele que eu desejava ver.

Rir é o melhor remédio





Muito boa, já havia lido. Vale a pena reler.
kakaka
A droga do convívio...
Piada inteligente. E, reparem, a casada precisou se depilar, etc e tal, as
outras provavelmente já faziam isto sempre :)

Casamento


Três mulheres, uma noiva, uma casada e uma amante, decidiram fazer uma
brincadeira: seduzir seus homens usando uma capa, corpete de couro,
máscara nos olhos, botas de cano alto, pra depois dividir a
experiência entre elas.

No dia seguinte, disse a noiva:

- Quando meu namorado me viu usando o corpete de couro, botas com 12cm
de salto e máscara sobre os olhos, me olhou intensamente e disse:
"Você é a mulher da minha vida, eu te amo!". E fizemos amor
apaixonadamente.

A amante contou a sua versão:

- Encontrei meu amante no escritório, com o equipamento completo!
Quando abri a capa, ele não disse nada, me agarrou e fizemos amor a
noite toda, na mesa, no chão, de pé, na janela, até no hall do
elevador!

E aí a casada contou sua história:

- Mandei as crianças para a casa da minha mãe, dei folga pra
empregada, fiz depilação completa, as unhas, escova, passei creme no
corpo inteiro, perfume em lugares estratégicos, e caprichei: capa
preta, corpete de couro, botas com salto de 15 cm, máscara sobre os
olhos e um batom vermelho que nunca tinha usado. Pra incrementar,
comprei uma calcinha de lycra preta com um lacinho de cetim num ponto
estratégico! Ainda apaguei todas as luzes da casa e deixei só velas
iluminando tudo.

Meu marido chegou, me olhou de cima a baixo e disse:

"-Fala aí, Batman, o que temos para o jantar???"

A mulher do aeroporto


Domenique Blanc



Ontem eu vi um filme muito interessante no Eurochannel- hoje, no fim da manhã, repetiam, como repetem!.
Hélène é abandonada pelo marido no Aeroporto de Orly na hora do embarque- ele mudava-se para Buenos Aires- e fica vagando por ali desesperada, perdida.
Sem dinheiro, acaba se prostituindo e "gostando". Vive no aeroporto, banha-se ali, seca o cabelo, perfuma-se, e seduz homens de negócio. A grana a faz vestir- se melhor. Não a vemos fazendo compras, mas a transformação é evidente no cabelo, nos trajes. Passa a dormir num hotel. Parece sentir certo alívio depois do sofrimento maior.
O filme faz a gente pensar. Ela não era jovem, nem tinha atributos que a fizessem desejável facilmente, mas leva os homens para a cama, sabe seduzí-los.
Mostram o homem maduro que fala com a esposa- ma cheri- a engana dizendo que ainda está não sei onde, e Hèlène, a sua frente, o olha com naturalidade, aguardando. Enfim, é como se os homens não pudessem dizer não à Hélène. Parece comportamento comum aos homens, ouço isto por ai na vida. "Como negar fogo? Vão pensar que não sou macho".
Triste isto.
Vocês sabem que eu não sou pudica nem moralista, acho válido sexo por sexo- why not? mas os intercursos (gostaram desta palavra? eu gosto hohoho) mostrados ali são absolutamente gratuitos. Aliás, nada baratos, ela cobrava bem, ao que parece.
O filme é intrigante por isso, as cenas de sexo não são excitantes, são tediosas, ela distante, eles um pouco irritados pela falta de entusiasmo dela. Afinal, ela vivia uma perda, estava sofrendo muito, abandonada, desamparada.
Acredito que o sexo, nestes momentos de desamparo total, resgata de alguma forma a vida perdida no abandono. Há uma troca com o outro, seja lá quem for. É de alguma forma reconfortante.

Ela faz um amigo ali numa lanchonete, é um jovem de outra nacionalidade, também infeliz em Paris, cansado dos passageiros, sonha em ir para o México. (ou seria outro lugar?). Ele a quer bem, tenta fazê-la refletir sobre aquela vida, tenta tirá-la dali. É um filme bom e desconcertante. Incomoda. Tem cenas de violência que me incomodam, sempre. Eu o recomendo a quem gosta de filmes franceses. É filmado na íntegra no Aeroporto de Orly. Nada a ver com aquele filme com o Tom Hanks que tem outro enfoque.
A atriz tem um ar de Giulietta Masina no olhar, aquele olhar triste e aberto, um tanto vago e a mesmo tempo absolutamente cativante- ele, o diretor, acertou na escolha do elenco.


Domenique Blanc

Giulietta Masina

Não importa a sombra!



Antonio Canova- Louvre.


Estes dias sonhei com o príncipe. Ele falava francês, eu não entendia, ele se aproximava, repetia. Eu disse:
-Só você mesmo, é tão gentil...
Ele me dava um beijo na bochecha.
É assim que eu gosto dele, com beijos na bochecha.
C'est vrai.

Sonhei, num outro dia, que eu dizia, para meu amigo que morreu, ao telefone, que a casa ficava no lado da sombra. Ele caia na risada e dizia:
-Não importa isto!
No sonho eu não me aborrecia com a frase dele, pelo contrário, eu o via sorrindo- tinha o sorriso lindoooo.
A imagem me aliviou a dor.
Agora penso que pode ter várias leituras, a gente sabe disto, uma delas seria de que ele, morto, não importa se tem sombra ou não. Era muito tranqüilo quanto à morte, falava com naturalidade.
Eu lhe dizia:
- Se cuide, por favor, minha vida vai ficar pior sem você.
Ele ria e dizia que fazia a parte dele, o resto era com os médicos. Ah! os médicos... ai ai
Eu havia pensado, também, que como na última vez, ou penúltima, que nos falamos, eu falei bastante da casa- metragem, localização perto da duna, etc e tal. Ele havia me orientado na compra, sobre terreno, sobre pegar recibos. Nos conhecíamos desde sempre, sabia que eu não tenho prática em compra e venda. Vou sentir muita falta do meu querido amigo quando precisar decidir estas coisas de novo. Havia um interesse natural nele em me ajudar. Por me amar, e por ser uma pessoa que me acompanhou desde 80.
Não havia necessidade de muitas palavras. Estávamos sempre perto. Vocês sabem que eu era mais espontânea, óbvio, ele não, era contido, mas sempre amoroso.
Quando li o texto do Contardo na quinta feira, lembrei dele- do seu silêncio amoroso.
Ai ai




sexta-feira, junho 27, 2008

Quando o verão...





Vejam que lindo. Recebi do meu amigo César.

Quando o verão chegar quero ver outra vez seus olhos brilharem de encantamento e suas mãos me pedirem um pouco mais de amor. Aí, então,juro, não reclamarei dos presentes do passado, das lamúrias, do choro de fantasia abafado num travesseiro. Apenas lhe darei um canto dentro de mim, para sempre.
BJSSS do César

Dica de saúde




Os Dez Alimentos que Combatem o Envelhecimento Precoce


Conheça os 10 alimentos que ajudam a combater o envelhecimento precoce:

1. Maçã
2. Aveia
3. Alho
4. Soja
5. Azeite de oliva extra
6. Tomate
7. Castanha-do-pará
8. Iogurte
9. Semente de linhaça
10. Uva

1.MAÇÃ

Estudos científicos têm demonstrado que o consumo regular de maçãs
ajuda a retardar o envelhecimento pele, protegendo-a dos raios solares.
A fruta é em fibras e vitamina c, reduz risco de câncer e torna o
sistema imunológico mais jovem, pois possui flavonóides e polifenóis.
Uma pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, garante
que, para prevenir o câncer, uma maçã pequena e com casca tem o mesmo
poder de arrasar os temidos radicais livres que 30 copos de suco de
laranja (63 calorias em cem gramas).

A maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em
níveis aceitáveis. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina,
encontrada na casca. Também tem um efeito acentuado para emagrecimento,
pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina
o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz
eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no
corpo.

2.AVEIA

De todos os cereais, a aveia é uma das mais ricas em fibras. Ela ajuda
a diminuir o colesterol ruim, o LDL. A quantidade recomendada: 40
gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.

A aveia previne doenças cardiovasculares por seus efeitos sobre o
colesterol, a arteriosclerose, o envelhecimento dos tecidos, a
hipertensão arterial e por seus efeitos como antiinflamatório. Para os
dentes, combate as cáries. Melhora a concentração e o esgotamento
mental. É útil em enxaquecas, insônia, hiperatividade e ansiedade.

Indicada para controle de diabetes, como estabilizadora do nível de
açúcar no sangue, porque estimula a atividade do pâncreas, e também
como fonte de energia para assimilação lenta e de fibras.

3.ALHO

Um estudo realizado na Alemanha, chegou à conclusão de que 1 grama de
alho consumido por dia reduz em 80% o volume na placa de aterosclerose
nas artérias.

Pesquisas recentes mostram que alguns de seus componentes, como a
alicina (substância responsável pelo sabor e odor), inibem uma bactéria
que causa a úlcera e que tem sido apontada como precursora do câncer
gástrico.

Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de
colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL.
Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e
a pressão arterial).

Rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus,
bactérias e fungos que causam infecções, o alho pode agir como
coadjuvante no tratamento de resfriados, gripes e aftas, por exemplo.
Além disso, graças aos compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o
alimento ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e tem ação
antioxidante importante no controle do câncer.

4.SOJA

A soja é reconhecidamente o alimento que tem maior teor protéico.

Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu
consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de
10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da
menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon

Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o
equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol).

As substancias presentes na soja atuam devido ao fato de que a
leguminosa é rica em isoflavonas. É um fitoestrôgenio, pois imita o
estrógeno (hormônio sexual feminino). Quando elas entram no organismo
da mulher na menopausa, são capturadas pela mesma proteína que carrega
o hormônio estrógeno. Essa proteína leva as isoflavonas até o receptor
do estrógeno, onde elas irão atuar como o hormônio, fazendo o papel
dele no corpo da mulher. Consumida três vezes por semana a partir dos
25 anos, ajuda as mulheres a manterem os níveis de hormônios regulares
depois da menopausa.

5. AZEITE DE OLIVA

Evitar todos os óleos vegetais parcialmente hidrogenados reduzirá sua
idade verdadeira em 2,7 anos.

Azeites com baixa acidez (de até 0,8%) são chamados de extravirgem e
são os de maior qualidade. Para ter essa característica, não podem
passar por processos térmicos ou químicos. Sua extração é feita a frio,
a temperaturas inferiores a 27ºC, de maneira a conservar melhor aroma e
sabor.

Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos; melhora o
funcionamento do estômago e do pâncreas; digere-se com maior facilidade
do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e
proporciona a mesma caloria dos outros óleos; acelera as funções
metabólicas.

Azeite extra virgem tem muitos antioxidantes anticancerígenos: ômega 3
e esqualeno (que é um composto que previne câncer de cólon).

Extravirgem significa que o nível de acidez é menor que 1%, vindo da
primeira prensagem das azeitonas, que foram processadas a frio
(processo que preserva os nutrientes e matém o sabor). Quanto mais
escuro, mais o sabor é acentuado.

Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou
manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração e
aumenta o HDL.

Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa
rasa). Cada grama de azeite tem 9 calorias. 1 colher de sopa tem 125
calorias.

6. TOMATE

Devemos comer o ano inteiro. Diminui 40% de câncer de esôfago se você
comer apenas um tomate por semana. Um tomate cru de tamanho médio
contém somente 25 calorias.

Tem licopeno, retarda envelhecimento das células da próstata. O
cozimento do tomate facilita a absorção do licopeno pelo corpo,
portanto o molho de tomate cozido é melhor do que o tomate cru. Coloque
azeite de oliva no tomate, para absorver melhor o licopeno. Se for
beber suco de tomate coma alguma nozes antes (gordura), pois facilita a
absorção do licopeno.

10 colheres de molho de tomate ingeridas semanalmente podem reduzir em
50% o risco de ocorrência de 11 tipos de câncer. Além de ser uma boa
fonte de vitamina C, o tomate é ideal para quem quer perder peso, pois
contém poucas calorias. 0 tomate funciona como antitóxico e laxante e
ajuda o organismo a combater infecções. Além disso, é um excelente
depurador do sangue. Também é rico em sais minerais, tais como:
potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio e ferro.

Nunca compre tomates com manchas escuras, partes podres ou emboloradas.
Nem compre os verdes, que amadurecem fora do pé, pois eles têm menos
vitaminas que os maduros. Escolha sempre os bem vermelhos, firmes e com
a casca lisa. Auxilia na prevenção do câncer de próstata. Quantidade
recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

7. CASTANHA-DO-PARÁ

Auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de
redutora de doenças cardiovasculares da FDA. Ao ingerir cinco ou seis
nozes antes da refeição, você se sente saciado mais rápido e por mais
tempo. As mulheres ficarão 3,4 anos mais jovens e os homens, 4,4 anos.

Ela é fonte de vitamina E selênio, que colaboram para frear a produção
de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de
doenças do coração. O mineral, ingerido em doses recomendadas (entre 55
e 70 gramas por dia), previne câncer, atua no equilíbrio do hormônio da
glândula tireóide, fortalece a imunidade, reduz a toxidade de metais
pesados e age no combate aos radicais livres.

Apenas uma noz é suficiente para suprir as necessidades diárias de
Selênio no organismo humano.

A castanha-do-pará, por exemplo, já ficou famosa por seu alto teor de
selênio, mineral que atua no equilíbrio da tiróide (evitando oscilações
de peso), previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege
contra a ação dos radicais livres.

8. IOGURTE

O iogurte semi ou desnatado tem mais cálcio por porção do que qualquer
outro laticínio. É também uma importante fonte de proteínas, zinco e
vitaminas A e do complexo B.

O valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas
(benéficas à saúde) por mililitro. Além de equilibrar a microflora
intestinal, elas auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes,
prevenindo infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, aumentam
a absorção de cálcio pelo organismo, controla o colesterol e reduz o
risco de câncer. A sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das
crianças. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras

Um copo de iogurte por dia já traz todos esses benefícios desde que não
tenha corantes, conservantes, espessantes nem adição de açúcar - tudo
isso pode atrapalhar a sobrevivência das bactérias no organismo.

A quantidade de cálcio diária ideal para ser ingerida é de 1000 a 1200
mg ao dia após a menopausa. 1 copo de iogurte tem aproximadamente 300
mg de cálcio. Calorias 90.

9. SEMENTE DE LINHAÇA

Diversos estudos indicam que a linhaça é uma das principais fontes de
ácidos graxos do tipo ômega 3. Trabalhos científicos já comprovaram que
o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem
metade, ou seja, 30%. Portanto é uma ótima opção para quem não gosta de
peixe ou não pode ter acesso a ele e pretende obter a proteção daquele
óleo que é fundamental à nossa saúde.

O ômega 3 é protetor contra as doenças cardiovasculares, pressão alta,
trombose, desenvolvimento e crescimento das crianças, doenças
auto-imunes, diminui o colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue
e inclusive melhora o ressecamento da lágrima. Pode também ativar o
metabolismo, auxiliando a combater a obesidade. Aumenta a imunidade
devido ao alto poder antioxidante; previne câncer de mama e próstata.

O alimento é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, baixa o
colesterol ruim e a taxa de triglicérides devendo ser consumidos de
preferência diariamente, no café da manhã. Estudos recentes atribuem à
linhaça propriedades que ajudam a controlar os hormônios. Ela
amenizaria os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa.

Para diminuir o colesterol ruim (LDL), sintomas de TPM e menopausa,
consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada
sobre os alimentos.

A semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por
neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula. A semente de
linhaça protege e evita a formação de tumores, pois contém 27
componentes anticancerígenos um deles é a LIGNINA (fitoesteróides),
substância que imita o estrógeno. Contém 100 vezes mais Lignina que os
melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até hoje tem
esta quantidade de lignina. Estes benefícios estão relacionados ao fato
da lignina ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e
estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio.

10. UVA

Tem muitas fibras e tem resveratrol, flavonóide da casca da uva, deixa
sistema imunológico e mas artérias mais jovens, reduzindo câncer,
derrame, perda da memória e doenças cardíacas. O resveratrol também vem
sendo relacionado com a inibição da carcinogênese.

Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções
do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem
mais: além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, elas
contêm pectina (fibra) e bioflavonóides, que evitam o envelhecimento
precoce.

A uva vermelha ou preta, presente no suco, ajuda a aumentar o
colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo
doenças do coração.

Tanto a casca quanto a semente da uva, utilizadas na fabricação do
vinho, possuem substâncias antioxidantes, conhecidas como polifenóis,
poderosos aliados no combate aos radicais livres.

quinta-feira, junho 26, 2008

"Eu não existo sem você"



Dispensa comentários. Vejam.

Amores silenciosos





Eu ando dizendo que não coloco mais azeitona na empada de ninguém, porque não colocam na minha, mas ai vai um artigo do Contardo Calligaris que eu gostei muito.

Estes dias percebi que chorava em excesso, vi que havia uma boa dose de masoquismo naquilo- deixei de chorar. Pode ser que me comova e chore , óbvio, ao lembrar do amigo querido, mas não como estava, pensando obsessivamente nele.
Foi embora, acabou, ficaram as boas lembranças. E afinal, já havia uma distância provocada pelos dois há anos, então...
Enfim, acho que o Contardo tem razão.
Também acho que usamos estes amores obsessivos para preencher um vazio, para nos ocuparmos disto e mais nada. Eu perdi muito tempo na vida apaixonada, esperando Godot.
hohoho burrice.
Leiam aqui.

E se você é fã dele leia aqui na revista Marie Claire
hohoho hahaha
Ele é um puta sedutor, leiam e me digam se não tenho razão, seduz até a própria sombra.

quarta-feira, junho 25, 2008

Avenida Copacabana




Adoro esta foto do blog do Jôka.
Vejam as fotos de Madonna.

"Uma vida inventada"



Veja aqui.

Foto da capa: Vicente de Paulo.
Se Vicente de Paulo é um fotógrafo que vive no Rio, em Ipa, eu o conheço. Bastante.


Acabei de ler o livro de Maitê Proença depois de ter parado um tempão. Eu gostei muito, não é um livro excepcional, mas é um bom livro. Ela mistura histórias, fica meio confuso, o que dá charme.
Há uma personagem que vive fora do Brasil, casada com um homem super interessante, aquela vida eu queria pra mim, acho que Maitê também, é o duplo dela. No fim a gente entende. Depois que vi que o título* diz isto.
Há um momento em que ela fala sobre idade. Conta que a Tonia Carreiro mentia a idade e tinha os homens a seus pés, quando revelou a verdade todos sumiram, nunca mais teve homens. 'C'est vrai'. Tonia aconselhou Maitê a mentir. Eu sempre ouço de amigas que devo mentir, eu prefiro omitir, mas, como diz a Tonia, as pessoas são cruéis, fazem contas, se ela fez aquela peça e tinha uns 30 agora tem... hihihi
Eu acho que ela tem razão, quando a gente diz que tem mais de cinqüenta anos, recebe elogios, pero, hã... é uma cinqüentenária! Temos que dizer que estamos nos quarenta, quarenta e nove e meio hohoho
Ok, vou passar a ter cinqüenta e nove e meio, eternamente.

*Título: "Uma vida inventada"
Entrevista com Maitê aqui. Eu também acho um saco ficar explicando o que é ficção e o que é realidade. Eu misturo tudo, pego aspectos de uma pessoa, junto com coisas de outras. Miscelânea geral. Dá para dizer o que é realidade? Não. Até porque mesmo que eu queira ser fiel à realidade, meu inconsciente se encarrega de selecionar e só sair o que ele quer hohoho

"Solto a voz nas estradas, já não quero parar"



Vejam mais fotos aqui.
Merveillese!

Luc está bem melhor, mais tarde vou levá-lo para exame de sangue.

Acabei de chegar do ortopedista, estou com dor nas pernas de novo- ontem desci sete andares de escada, o elevador do prédio do consultório estava parado, saco! Forçou o joelho que dói. Estou com tendinite. O médico do Exército, fez um exame minucioso, mandou que eu caminhasse, abaixasse de cócoras, deitada fizesse flexão com as pernas, etc e tal. Como eu sou super flexível, não tive dificuldade para nada. No final, ele me fez alto elogio, disse que posso mentir, tranquilamente, minha idade, tirar dez anos, pois minha constituição óssea é de dez anos menos.
Oba! :) sai mais animada e com uma receita de anti- inflamatório. Os médicos foram super atenciosos. O que me atendeu antes no plantão, era otorrino, chamou o ortopedista para me ver. Fiquei surpresa com o atendimento. O primeiro, com belos olhos verdes escuros, quando viu meu livro de francês- carrego para estudar nas salas de espera- me disse que morou na França 3 anos; o segundo, de Goiás, não se adaptou aqui, quer ir embora. É especialista em joelhos e voluntário no Hospital Militar.

Estou mais feliz hoje, recebi tantos e-mails e comentários, aqui, de gente querida, que me fez bem.

Lembrei desta música, linda.

Travessia


Milton Nascimento

Composição: Milton Nascimento / Fernando Brant

Quando você foi embora fez-se noite em meu viver
Forte eu sou mas não tem jeito, hoje eu tenho que chorar
Minha casa não é minha, e nem é meu este lugar
Estou só e não resisto, muito tenho prá falar
Solto a voz nas estradas, já não quero parar
Meu caminho é de pedras, como posso sonhar
Sonho feito de brisa, vento vem terminar
Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar

Vou seguindo pela vida me esquecendo de você
Eu não quero mais a morte, tenho muito que viver
Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer
Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver

Solto a voz nas estradas, já não quero parar
Meu caminho é de pedras, como posso sonhar
Sonho feito de brisa, vento vem terminar
Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar

terça-feira, junho 24, 2008

'Quando um coração que está cansado de sofrer'...




João arrasou em NY.
Cantou a musiquinha que está querendo ficar em mim hoje, ocupando o espaço de "Chega de saudade" e "La vie en rose".

Esta:

Caminhos Cruzados

Tom Jobim & Newton Mendonça

Quando um coração que está cansado de sofrer
Encontra um coração também cansado de sofrer
É tempo de se pensar,
Que o amor pode de repente chegar

Quando existe alguém que tem saudade de outro alguém
E esse outro alguém não entender
Deixe esse novo amor chegar,
Mesmo que depois seja imprescindível chorar

Que tolo fui eu que em vão tentei raciocinar
Nas coisas do amor que ninguém pode explicar
Vem nós dois vamos tentar,
Só um novo amor pode a saudade apagar



Aqui
estão vídeos, mas não achei com o João Gilberto. Achei com vários cantores aqui, só não achei com o João. Vocês sabem que ele me faz bem, preciso ouvir o João urgentemente.


Lamento a morte de D. Ruth Cardoso, simpatizava com ela, era uma mulher inteligente e moderna. Deve ter sofrido horrores na mão dele- que tem cara de sádico, é um cínico.

La vie en rose



Por isso eu até sonho com Marina W. Eu vi .

J'adore le cinema et Jack Nicholson.

Meu filho, Dan, gosta tanto dele, que sempre que vemos, e revemos, os filmes com ele, Dan, diz que é pena ele estar velho, queria que ele vivesse muito ainda, mais e mais. Há pessoas que não deveriam morrer. Ok, ele ficará em imagens, mas poderia fazer muito mais. Todo personagem que faz é bem feito, assim como o De Niro. Dois atores admiráveis. No outro post eu conto- aliás, Marina conta, que a K Basinger disse que ele é o cara mais sexy que ela conhece, o demônio. Uauu tem cara mesmo.

"Uns passarão, eu passarinho"





A vida é estranha. Eu estava chorando a morte do amigo, que fez um mês agora, e meu filho adoeceu com gravidade. Mais uma dor. Tudo muda, há um corte. A realidade passa a ser aquela ali, mais nada importa. Preciso pagar contas e não tenho a mínima vontade de sair. Tenho clientes no final do dia. Hoje, terça, está parecendo véspera de fim de semana. Deve ser o desejo de ficar em casa. Estou cansada, dormi mal estes dias naqueles sofás de hospitais. Esta noite acordei de madrugada para lhe dar água de coco. Ele está muito melhor.

O carinho dos amigos me comove, tantos me escreveram. Alguns que há meses não apareciam. Uma pessoa me mandou um e-mail que me levou às lágrimas, chorei um tempão. É uma médica que conheci há alguns anos naquele SPA onde eu fazia palestras. Trocamos alguns e-mails, eu lhe mandava meus posts, ai um dia deixei de lhe enviar, ela não retornava. Ontem ela me disse coisas que me tocaram profundamente. Uma delas: "que foi(é) um dos bons encontros de minha vida", além de dizer que lê e ama tudo que escrevo e me acompanha de longe, agora com mais proximidade por ter sentido a minha dor pela perda do amigo. Ela é uma pessoa muito diferente de mim, muito fechada. Não consegui responder ainda, vou chorar.
O que me entristece é que eu tenho vivido um isolamento muitooooooooo doloroso de alguns irmãos- os que eram mais próximos, íntimos. Por ironia, o menos próximo é o que me entende melhor hoje, é o único que se mostra tocado pelo que eu sinto, e minha mãe, felizmente... Eu pressentia algo, demorei anosssssssss para me desfazer do apartamento de Ipanema. Foi inimaginável. Nunca pensei que um dia passaria por isto. Enfim, como meu querido amigo, que acabou de morrer disse, eu devo pensar nos meus filhos, na casa que está sendo construída, deixar de pensar nos irmãos. Foi nossa ultima conversa. Ai ai nunca mais poderei ligar e ouvir aquela voz linda do outro lado- tinha a voz mais bonita que eu conheço. A secretária eletrônica do escritório lá ainda estava coma voz dele dias depois de sua morte- não tenho coragem de ligar mais, seria masoquismo.
E hoje uma outra pessoa querida me escreveu, depois de anos nos encontraremos, ainda este ano.

Pois é...a vida segue.
E como disse o poeta lá do sul, terra onde nasci, o Mario Quintana:
"Uns passarão, eu passarinho".

Alfredo Volpi

Sonhei com Marina W. que me dizia algo sobre um barco. Jaguar, o cartunista aparecia também, ele era dono de um barco com defeito, não conseguiam descobrir, e ela dizia que o problema era no lugar x da embarcação, como no barco dela.
Em seguida estávamos assistindo a entrada de celebridades num cinema. Eu lhe perguntava quem eram, eu sabia que eram famosos, mas não sabia nomes. Havia um loirinho, do 'Lost'. Ela adora um loirinho do 'Lost'. Eu não sei o nome dos atores das últimas gerações, nem esquento.
Depois eu abria a porta do quarto dela, onde ela dormia com a filha numa cama de casal, e perguntava se queria algo da rua, eu estava saindo. A filha responde que ela, com certeza, iria querer, porque não iriam levantar da cama tão cedo. Marina, neste momento estava lavando o rosto no banheiro.
Sonho doido.

Dia de São João, a cidade ontem fervia. O que é isto? Não agüento mais ver moças de caipira. Coitadas. Uma caixa do supermercado disse que se sentia horrorosa- era graciosa, nem naquela roupa ridícula estava feia.
Tô fora, aliás, sempre tô fora de festas. Mas adoro as bandeirinhas(amo Volpi) e pamonha- mas engorda paca.

O gato, que foi 'castrado', está alucinado com a gatinha, que está de novo, não entendo no cio- vou operá-la para ter sossego. Ela sobe nas janelas, fica doida- moro no 5º andar. E como irritam os gemidos de ambos. Ai ai ainda mais esta.
Terei que voltar à clínica que o operou e mostrar o que fizeram, ou melhor, deixaram de fazer. Sacanagem...

segunda-feira, junho 23, 2008

Que país atrasado este...




Luc saiu do Hospital, está bem melhor agora.

Ufa!

Obrigada a todos pela solidariedade. Recebi vários e-mails de amigos. Me sinto menos só.

Mas, me digam, não é um absurdo a gente passar por este tipo de coisas?

Eu acredito que ele tenha sido mordido na UFRN, lá, onde eu faço yoga, tem muitos mosquitos. Eu acreditava que os mosquitos (as fêmeas) só mordessem até o meio dia. Estes dias uma médica me disse que mordem também no final do dia. Estou com medo da yoga agora de noitinha, acho que vou mudar o horário. Sério. Mas, como pode a UF ter mosquitos da dengue? Por que deixam água acumulada? Havia uma piscina imunda lá- está em reforma, felizmente.

Acho que somos muito cordatos, sabia? Nós reivindicamos muito pouco- aqui menos ainda. A noção de cidadania está longe de ser introjetada nas nossas veias brasileiras.

Felizmente temos plano de saúde, senão estaríamos f... É isto mesmo. Pobre morre. Estes dias um avô chorava em frente às câmeras, a netinha de 6 anos estava super mal.

E sabem quanto eu paguei um café da manhã fajutíssimo no Natal Hospital Center (parece nome de shopping)?

R$6,50.

Pode?

Se fosse no Copa, ou no Caeser Park, tudo bem, mas vocês precisavam ver, eu devia ter tirado uma foto.

E sabe quanto é um suco de frutas daqueles copinhos dos mais vagabundos descartáveis? R$2,80. Um absurdo!

Mas a equipe é muito atenciosa e barulhentaaaaaaaaaa. Aqui os hospitais são ruidosos, falam alto, é uma coisa que eu estranho muito. Não há aquele silêncio reverente dos hospitais- que coisa estranha! Nem aquela imagem de alguém pedindo silêncio nos corredores existe aqui, nunca vi. Esquisito isto.

Falam muito alto e nos celulares então é insuportável. Odeio celulares. É mal usado o instrumento... E ao volante. Ai, dá outro post.

Boa noite para todos. Ou bom dia!

Mais sobre dengue. E eu que pensei que sabia algo... não sabia nada.
Caríssimos amigos,
estou há 3 dias no hospital com Luc, que está com dengue. As plaquetas baixaram para 54 mil- o normal é à partir de 150 mil.
Imaginem meu sufoco. Felizmente está no soro e se recuperando- hoje o exame deu 88 mil plaquetas.
Ufa! a vida não dá folga.
Torçam por mim, por nós aqui.

sábado, junho 21, 2008

Um filme imperdível-- "Bas-fond" de Jean Renoir




Hoje de tarde vi um filme que amei. Peguei o bonde andando, agora fui conferir.
Só reconheci Jean Gabin- o que já foi bastante, porque não lembro de ter visto muitos filmes com ele, isto há séculos, e ele mais velho. Enfim, era uma obra prima de Jean Renoir- "Bas-fond". Eu via e dizia para Luc que circulava por aqui: Este filme é ótimo.
Que bom que vi! e vou ver se pego desde o início amanhã. Vi no Eurochannel, repetem muito. Mas como não respeitam ninguém, nunca se sabe o que vai passar- o canal TV5 é o mesmo.
O filme 'Le Bas-fond'(1936) é baseado no conto "Ralé" de Máximo Gorki, que foi depois encenado também por Kurosawa. Lembro do filme do Kurosawa, chovia muito naquela vila pobre. É como 'Macondo', ninguém esquece.
Engraçado isto do cinema. Tão difícil ver um filme com densidade hoje. Por que? As pessoas não suportam? Cinema é diversão, apenas?
Bom, o filme também tem humor, bastante refinado, tem um barão que é uma figura. Os personagens são ótimos, têm textos que nos fazem refletir. Bom, é Gorki, melhor impossível. O meu livro de cabeceira, quando eu tinha uns 18 anos, foi um livro de contos de Gorki- uma edição de bolso.

sexta-feira, junho 20, 2008

200 mil páginas visitadas até hoje




É meia noite e treze minutos do dia 20 de junho de 2008. O 'Caminhar' registrou hoje mais de 200 mil páginas visitadas. Comecei o blog em 2005, março, coloquei o site meter um tempo depois- descobri tarde.

PAGE VIEWS

Total 200,181
Average Per Day 196
Average Per Visit 1.3
Last Hour 7
Today 3
This Week 1,374


Fico surpresa e feliz, afinal sou uma senhora intelectualizada, que gosta de arte, etc e tal. Tenho visitado poucos blogs, não tenho participado da vida virtual como antes.
Há algum tempo tem vindo gente pelo Google, atrás de músicas, inclusive Chico Buarque, mas antes eram só os conhecidos e amigos.
Obrigada a todos.
Valeu.

quinta-feira, junho 19, 2008

Mais Chico hoje- numa entrevista em 1983





Marília Gabriela entrevista Chico Buarque em 1983

Parece que não fuma mais. Mas também acho um saco esta coisa do politicamente correto, não poder aparecer fumando, estas coisas...

Vida longa, Chico!




Eu amo o Chico Buarque, vocês já sabem. Hoje é aniversário dele.
Desejo-lhe o melhor, sempre.
O meu amigo querido, xará de Chico, partiu há um mês. Nunca esquecerei de nenhum dos dois. O Buarque pelas músicas, maravilhosas, o outro pelo afeto pleno em gestos tão delicados.
Vida longa para Chico Buarque!





Eu vi estes olhos,horas, à minha frente, quando o jornal O Globo reuniu Chico e Raduan Nassar- eu amo os dois. Foi um dos dias mais emocionantes da minha vida. Inesquecível. Depois ganhei um sorriso lindíssimo de Chico ao me dar autógrafo. Sabem o que eu lhe disse?
Que era sua fã desde "Estorvo".
Acertei na mosca :)

quarta-feira, junho 18, 2008

Um dia especial pelos japoneses







Hoje o Governo comemora cem anos de imigração japonesa.
Leiam aqui.
Gosto dos japoneses, gosto da cultura, amo a comida, gosto da delicadeza.
Escrevo agora com uma luminária destas sobre minha cabeça.
Sempre tive em minha casa lâmpadas destas de papel.
Adorava os filmes do Kurosawa, hoje vejo menos cinema,
mas gosto de todos que vi de lá.
Meus filhos amam o Japão, um deles estudou japonês-
este ano parou, faz faculdade, está sem tempo.
É um povo admirável.
Só tenho uma amiga japonesa(nisei),
Madoka, e mora lá no Japão.
Beijos para você, querida amiga.
Um dia você virá, eu sei.

Hoje de manhã fiquei perdida, lá no bairro onde irei morar*, atrás de uma rua por causa das inundações. Há muitas ruas intransitáveis.
Dá aflição querer chegar num lugar e não encontrar o caminho- óbvio que eu tenho senso de orientação e chegaria, atrasei uns 20', mas cheguei. Rodei mais do que devia.
Depois fiquei à espera do filho mais meia hora. Ai, entro em casa e está tudo uma bagunça- marca registrada de Dan- é impressionante a desorganização dele. Mas quando quer arruma melhor que eu.
Estive o dia irritada, eu sei que é tristeza também. Quando a tristeza se disfarça de irritação.
Depois da aula de yoga melhorei.
Não quero ser masoquista, quero colocar os pés no chão e seguir com meus projetos. A dor está lá, menos forte, suportável.
Preciso de amigos perto, desisti de fazer amigos aqui, não acerto um/a. O que fazer? Rezar? hahaha se fosse católica teria amigos na paróquia, aqui tem muitos católicos.
Teria que ser diferente, não sou. Não gosto de Igrejas, nem de forró, nem de roda de chop. Não sou fútil, nem sou séria. Posso ser absolutamente frívola e um poço de profundidade.
Uma hora pego um avião e vou abraçar meus amigos lá no Rio, eles me conhecem e me amam assim. Aquele que mais me amou não está mais lá. Ontem pare de chorar. Secou.

Conheci um homem jovem, muito jovem. A vida é assim. Sempre me sinto no lugar errado, ou na hora errada.

Sabe a sensação de chegar depois que a festa acabou? Ou de que o seu tempo era outro?
Enfim, pior ainda a dor da exclusão de ver a festa de longe, todos rindo, e você sem ter sido convidada- esta é a pior: indiferença, exclusão.
Bingo.
Estou adorando estudar francês, engraçado, as freiras me faziam detestar a língua, maintenant j'adore.
Quero escrever em francês para meu amigo, aquele príncipe, o mais belo e gentil de todos hihihi E stes dias ele perguntu se eu estava bem. Que graça de homem. Merveillese! Se todos fossem como ele o mundo seria, conserteza(é assim que ele escreve), bem melhor. Eu não sei rezar, mas peço que os deuses lhe dêem alegrias. Para ele, meus filhos, meus amigos.
Est vrais. Se alguém lê aqui e me inveja "vade retro" hohoho saudades de Carlinhos, ele usava muito esta expressão. "Vade retro Satanás!" Não é Césario?
Bonne nuit!
* Vou morar na rua Gandhi, no Condomínio Santiago de Compostela. Acreditam? Se eu não tiver paz lá, me internem :)
Que bonita coincidência, não é? eu adorei. O lugar é muito tranqüilo, dá para uma área de vegetação preservada. Devo me mudar em outubro ou novembro.



Devia ter colocado o convite para a apresentação da Mônica aqui de novo, esqueci ontem. A cabeça anda... imaginem, até que hoje estou ótima.
Sorry, querida. Enviei por email para os cariocas.


SOL NA BOCA

voltará a brilhar nas noites cariocas!



Confira o que vai rolar na noite de 5a. feira, 19/06, às 21h,

no Canequinho [anexo do Canecão]:



www.solnaboca.blogspot.com



*

envie um e-mail para

monicamontone@yahoo.com.br

e faça parte da lista amiga



[ingresso a R$10]



A-P-A-R-E-Ç-A!!



Convide os amigos!!



e até lá!



Mônica, Claufe & Mano




Bom, também tem exposição de desenhos de Leonilson em Sampa, vão ver. Ele foi um artista especial- quase todos são, eu sei, mas ele era de uma delicadeza impar. Vejam e me digam.


O Projeto Leonilson vem convidar para a abertura da exposição Leonilson - desenhos, nesta quinta-feira, 19 de junho, às 20h, no Maria Antônia Centro Universitário da USP .

Endereço: rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.
Informações: 11 3255 7182
Entrada franca

Contamos com sua presença
Projeto Leonilson
www.projetoleonilson.com.br



"I'm All Right"





I'm All Right


Site oficial de Madeleine Peyroux

He made me laugh
He made me cry
He smoked his doggies in bed
But I'm all right
I'm all right
I've been lonely before
I asked the boy for a few kind words
He gave me a novel instead
But I'm all right
I'm all right
I've been lonely before
It's fine, it's OK
It was wrong either way
I just wanted to say
There isn't much fun when you're drinking wine
He got drunk, he fell down
He threw a few of my things around
But I'm all right
I'm all right
I've been lonely before

I'd like to believe healthy cigarettes
But I have to conceive that wherever you are
You're still driving my car
Sticks and stones break my bones
But tears don't leave any scars
So I'm all alright
I'm all alright
I've been lonely before

Mmm...
I'm all alright
I'm all alright
I'm all alright
Yeah
He played solitaire in bed
Used to blow bubbles in bed
He sang Christmas songs in bed

O mestre Picasso na intimidade



Mostra de fotos
revela intimidade de Picasso.
A exposição, em cartaz no Museu Picasso, em Málaga, traz cerca de 100 imagens da vida pessoal do artista.
Mais aqui.

terça-feira, junho 17, 2008

O espaço de cinema de Marina W.





O novo blog da marina w. é uma delícia. Vão ver.

Bom dia tristeza



Bom dia Tristeza (Bonjour tristesse)


França/ Inglaterra / EUA, 1958. De Otto Preminger. Com Jean Seberg, Deborah Kerr e David Niven. Baseado no best-seller de Françoise Sagan.

Cecile (Seberg) é uma garota de 17 anos que vive com o pai, Raymond (Niven), um viúvo milionário e mulherengo. Existe um incesto subentedido. Eles têm sua própria moral e se divertem nas festas e mergulhos na Riviera Francesa. Quando Raymond resolve se casar com uma estilista (Kerr), Cecile rejeita a idéia e traça um plano para afastar os dois.

Françoise Sagan tinha apenas 18 anos quando escreveu o romance.

*ponta de luxo* Juliette Gréco aparece cantando em uma boate.


Jean Seberg

Jean Seberg, americana com jeitinho de francesa, se tornou famosa aos 17 anos, quando interpretou Joana d' Arc, no filme de otto Preminger - disputando a personagem com 18 mil garotas. Depois de Bom Dia Tristeza e Acossado, que a tornou um dos símbolos dos anos 60, Seberg passou a fazer filmes menores, o que mexeu muito com ela. Também sentia falta da sua juventude. Namorou Clint Eastwood. Casou-se duas vezes e dividiu uma curta e intensa paixão com o escritor Cárlos Fuentes. Grávida e quase no fim de sua curtíssima existência, foi perseguida (e ameaçada) pelo governo americano porque dizia-se que era ligada aos Panteras Negras. Sofreu um golpe quando perdeu o filho, com apenas três dias de vida. Quando ele morreu, ela tirou 180 fotos do bebê. Internada com esquizofrenia, escreveu dois livros, Blue Jean, sobre sua doença e Como escapar de si mesmo, um manual de instruções para suicidas. Foi encontrada morta numa rua estreita de Paris, dentro de um Renault, aos 40 anos, tendo ao seu lado uma garrafa de água mineral e um bilhete de suicídio.

...................................................................................
"Não tentarei descrevê-Ia. Era indescritível. Era uma incitação, uma dádiva, uma loucura. A qualidade das rendas e das sedas, a maneira de se entrelaçarem, o modo de se abrir e se fechar, revelar e ocultar, imitar e transformar, parecer-se e desaparecer, tudo isso contrastava maravilhosamente com aquela simplicidade guerreira, andrógina de que já falei: Diana, a santa combatente, Diana, a gamine parisiense. Censurei-me. Ela odiava essa palavra. Désolé." (Diana, a Caçadora Solitária, de Carlos Fuentes, sobre seu romance com a atriz).

Postado por marina w.

Um dia eu vou cantar isto de novo






Eu amo este filme. É só alegria.
"17/06/2008 - 18h59
Morre atriz e dançarina Cyd Charisse, de 'Cantando na chuva'

LOS ANGELES, 17 Jun 2008 (AFP) - A atriz e dançarina americana Cyd Charisse, parceira de Fred Astaire e de Gene Kelly em vários filmes da chamada "Idade de Ouro" do cinema, faleceu nesta terça-feira, em sua casa em Los Angeles, aos 87 anos, anunciou seu agente, Scott Stander".

Daqui


Singin' In The Rain


Arthur Freed & Nacio Herb Brown

I'm singing in the rain
Just singin' in the rain
What a glorious feeling
I'm happy again
I'm laughing at clouds
So dark up above
The sun's in my heart
And I'm ready for love
Let the stormy clouds chase
Everyone from the place
Come on with the rain
I have a smile on my face
I walk down the lane
With a happy refrain
Just Singin', singin' in the rain
Dancing in the rain
I'm happy again
I'm singin' and dancin' in the rain
I'm dancin' and singin' in the rain

segunda-feira, junho 16, 2008

"É melhor ser alegre que ser triste"...


Maria Bethânia canta "Samba da bençao"



Samba da benção


Vinícius de Moraes e Baden Powell

Aqui com Baden Powell.


É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas pra fazer um samba um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
Senão não se faz um samba, não

Senão é como amar uma mulher só linda; e daí?
Uma mulher tem que ter qualquer coisa além da beleza
Qualquer coisa de triste, qualquer coisa que chora
Qualquer coisa que sente saudade
Um molejo de amor machucado,
Uma beleza que vem da tristeza de se saber mulher,
Feita apenas para amar, para sofrer pelo seu amor
E para ser só perdão

Fazer samba não é contar piada
Quem faz samba assim não é de nada
O bom samba é uma forma de oração
Porque o samba é a tristeza que balança
E a tristeza tem sempre uma esperança
De um dia não ser mais triste não...

Ponha um pouco de amor numa cadência
E vai ver que ninguém no mundo vence
A beleza que tem um samba não
Porque o samba nasceu lá na Bahia
E se hoje ele é branco na poesia
Se hoje ele é branco na poesia
Ele é negro demais no coração



Rir é o melhor remédio

SHORT AND DELICATE

"A wife asked her husband: "What do you like most in me, my pretty face or my sexy body?"

He looked at her from head to toe and replied: "I like your sense of humor."

:)
Sútil e inteligente, assim que eu gosto.
Tks Ana Maria.

Picasso's Guernica

"Cry me a river"



Diana Krall

Cry me a river

(Arthur Hamilton)

Now you say you're lonely
You cry the long night through
Well, you can cry me a river
Cry me a river
I cried a river over you

Now you say you're sorry
For being so untrue
Well, you can cry me a river
Cry me a river
I cried a river over you

You drove me, nearly drove me, out of my head
While you never shed a tear
Remember, i remember, all that you said
Told me love was too plebeian
Told me you were through with me and

Now you say love me
Well, just to prove you do
Come on and cry me a river
Cry me a river
I cried a river over you



domingo, junho 15, 2008

Pronto socorro




Pronto socorro


O coração partido doía na sala de espera fria.

Veste preto, não pelo luto, mas porque gosta.

A mulher de rosto amável vem e diz:

“Preto e vermelho, minhas cores preferidas”.

Minhas também, ela responde, mostrando a bolsa rubra.

Na salinha de exames, as lágrimas brotam ao dizer o porquê está ali:

“O coração dói, morreu o amor da minha vida”.

A mulher de rosto amável, se consterna. Conversam sobre amores perdidos.

Mais tarde o médico entra.
“Bom ver alguém que chega nos oferecendo a mão. Você não é daqui?” Ela diz.

“Não. Você acertou”.

Saiu da sala de exames sem a prescrição de remédio que queria- algo que lhe arrancasse a dor.

Contou o que precisava. Ganhou um belo sorriso e pode esquecer, por um tempo, o amor perdido.

Proteste! Nu!





Mais aqui.

"Musician, Sim. Albums, Não"




Deu aqui no NYT:
João Gilberto, left in 2004, continues to play the bossa nova that he essentially forged. But reissues of his early albums are unavailable, in limbo because of legal disputes.

Tks Betão :)

sábado, junho 14, 2008

Viver é preciso


Mulher, a eterna tecelã. Posted by Hello




Penélope

Teço lembranças, desejos,
na malha de meus dias frios
Tua imagem transparece
em mãos tão ternas.

A distância esgarça
meus pontos mágicos,
tecendo com dor a saudade.

Com paciência amorosa,
desfaço os nós,
refaço os pontos,
e te entrelaço no meu sonho,
hoje espera.


Julho/85


Fiz este poeminha em 85. Hoje faria outro. Acabo de fazer isto, nem chamo de poema. Está sem revisão:


Esgarçar


Teci com a lembrança laços
atei nós
Esperei a tecitura mágica
que nos unisse

Saber suas cinzas
no distante jardim
dói

Desato os nós
Esgarço o tempo

Atar outros laços urge

Viver é preciso

Quero trégua
C'est possible?

Lady sings the blues




Lady sings the blues

Billie Holiday / Herbie Nichols

Lady sings the blues
She's got them bad
She feels so sad
Wants the world to know
Just what the blues is all about

Lady sings the blues
She tells her side
nothing to hide
Now the world will now
Just what the blues is all about
The blues ain't nothing but a pain in your heart
when you get a bad start
When you and your man have to part
I ain't gonna just sit around and cry
And now I won't die
Because I love him

Lady sings the blues
she's got 'em bad
She feels so sad
The world will know
She's never gonna sing them no more

No more


Caminhos...



Há momentos em que penso que me equivoquei...

quinta-feira, junho 12, 2008

Fernando Pessoa, o gênio da poesia, nasceu num dia 13 de junho





Fernando Pessoa, o gênio da poesia, nasceu num dia 13 de junho*. Tudo que eu leio dele eu gosto. Não conheço sua poesia para discernir os poemas de quem são, qual dos personagens criados por ele escreveu. Para mim, foi um gênio. Magistral (há anos não via esta palavra :), desenterrei).




FERNANDO PESSOA *



"Criei em mim várias personalidades. Crio personalidades constantemente. Cada sonho meu é imediatamente, logo ao aparecer sonhado, encarnado numa outra pessoa, que passa a sonhá-lo, e eu não."

"Só uma grande intuição pode ser bússola nos descampados da alma; só com um sentido que usa da inteligência, mas se não assemelha a ela, embora nisto com ela se funda, se pode distinguir estas figuras de sonho na sua realidade de uma a outra."




Odes de
Ricardo Reis

Tão cedo passa tudo quanto passa!
Morre tão jovem ante os deuses quanto
Morre! Tudo é tão pouco!
Nada se sabe, tudo se imagina.
Circunda-te de rosas, ama, bebe
E cala. O mais é nada.

Ricardo Reis, 3-1-1923




Poesias de
Álvaro de Campos

PASSAGEM DAS HORAS

... Acenderam as luzes, cai a noite, a vida substitui-se.
Seja de que maneira for, é preciso continuar a viver.
Arde-me a alma como se fosse uma mão, fisicamente.
Estou no caminho de todos e esbarram comigo.
Minha quinta na província,
Haver menos que um comboio, uma diligência e a decisão de partir entre mim e ti.
Assim fico, fico... Eu sou o que sempre quer partir,
E fica sempre, fica sempre, fica sempre,
Até à morte fica, mesmo que parta, fica, fica, fica...


Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã...
Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã,
E assim será possível; mas hoje não...
Não, hoje nada; hoje não posso.
A persistência confusa da minha subjetividade objetiva,
O sono da minha vida real, intercalado,
O cansaço antecipado e infinito...





Poemas de
Alberto Caeiro


Se eu morrer novo,
sem poder publicar livro nenhum
Sem ver a cara que têm os meus versos em letra impressa,
Peço que, se se quiserem ralar por minha causa,
Que não se ralem.
Se assim aconteceu, assim está certo.

Mesmo que os meus versos nunca sejam impressos,
Eles lá terão a sua beleza, se forem belos.
Mas eles não podem ser belos e ficar por imprimir,
Porque as raízes podem estar debaixo da terra
Mas as flores florescem ao ar livre e à vista.
Tem que ser assim por força. Nada o pode impedir.

Se eu morrer muito novo, oiçam isto:
Nunca fui senão uma criança que brincava.
Fui gentio como o sol e a água,
De uma religião universal que só os homens não têm.
Fui feliz porque não pedi cousa nenhuma,
Nem procurei achar nada,
Nem achei que houvesse mais explicação
Que a palavra explicação não ter sentido nenhum.


Não desejei senão estar ao sol ou à chuva -
Ao sol quando havia sol
E à chuva quando estava chovendo
(E nunca a outra cousa),
Sentir calor e frio e vento,
E não ir mais longe.

Uma vez amei, julguei que me amariam,
Mas não fui amado.
Não fui amado pela unica grande razão -
Porque não tinha que ser.

Consolei-me voltando ao sol e a chuva,
E sentando-me outra vez a porta de casa.
Os campos, afinal, não são tão verdes para os que são amados
Como para os que o não são.
Sentir é estar distraido.


Alberto Caeiro, 7-11-1915




*
Fernando Antonio Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa em 1888. Faleceu prematuramente em 1935, deixando grande parte da sua obra ainda inédita.




PS: Obrigada Fernando por me avisar.